Total de visitantes

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

O Ministério da Ciência, Tecnologia abre Propostas para uso do Supercomputador Santos Dumont

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio doComitê Executivo do Sistema Nacional de Processamento Alto Desempenho (SINAPAD), anuncia a abertura do recebimento de propostas para uso do supercomputador Santos Dumont (SDumont), localizado na sede do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis-RJ. O SDumont possui capacidade instalada de processamento na ordem de 1,1 Petaflop/s, e atua como nó principal ( Tier-0 ) do SINAPAD.
O recebimento de propostas terá início no dia 16 de Novembro de 2015, e a implementação dos projetos aprovados será iniciada assim que se encerrarem os testes finais de instalação da máquina, já em andamento. Os pesquisadores proponentes deverão elaborar a proposta mediante o preenchimento do formulário de submissão, disponível online emhttp://sdumont.lncc.br/SDumont_Formulario_de_Proposta.doc . As propostas serão recebidas e avaliadas em regime de fluxo contínuo, e deverão ser entregues via correio eletrônico para o e-mailsdumont@lncc.br . Os pesquisadores poderão optar por fazer a solicitação de acesso entre dois tipos de programa de alocação:Premium e Standard .
O programa de alocação Premium provê recursos a projetos de pesquisa de grande porte, que abordam grandes desafios computacionais em ciência e tecnologia, sob o ponto de vista de demanda de processamento. Esta alocação tem por objetivo atender projetos de pesquisa e desenvolvimento com necessidade justificada de usar uma infra-estrutura computacional de alto desempenho, que não tenha similar em outros centros do SINAPAD.
O programa de alocação Standard provê recursos a projetos de pesquisa de pequeno e médio porte, no que se refere ao desafio computacional. Esta alocação tem também por finalidade o desenvolvimento do projeto para torná-lo apto a submissões futuras no programa Premium.
As demais páginas deste site contém informações detalhadas sobre:
  • os critérios de elegibilidade para os proponentes;
  • instruções de elaboração da proposta;
  • a completa configuração computacional do SDumont;
  • os recursos de processamento e de armazenamento que são destinados para os projetos selecionados nos programas de alocação Premium e Standard;
  • os requisitos científicos e técnicos necessários da proposta.
Quaisquer dúvidas e questionamentos enviar mensagem para o e-mail sdumont@lncc.br .

Nenhum comentário: