Total de visitantes

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Governo divulga datas de desligamento do sinal da TV analógica. Transição para sinal digital começa em 2015 e termina em novembro de 2018.


O Ministério das Comunicações publicou nesta segunda-feira (23), no Diário Oficial da União, a portaria 477, com o cronograma que define as datas de desligamento da TV analógica em cada cidade. Como nota o Teletime, o anúncio era bastante aguardado pelas operadoras, já que isso vai liberar para o 4G a faixa de 700 MHz, bastante usada em outros países, como os Estados Unidos. No Brasil, as frequências do 4G em uso são de 1.800 MHz e 2.600 MHz.
TV Analógica com bombril para melhorar sinal

Os primeiros a terem o sinal de TV analógica desativado serão os moradores de Rio Verde, município de 197 mil habitantes localizado em Goiás que foi escolhido para ser a cidade piloto. Isso acontecerá no dia 29 de novembro de 2015. Ao longo de 2016, o desligamento será feito em grandes capitais: Brasília (3 de abril), São Paulo (15 de maio), Belo Horizonte (26 de junho), Goiânia (28 de agosto) e Rio de Janeiro (27 de novembro).
Os próximos locais serão os seguintes:
  • 25 de junho de 2017: Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre
  • 30 de julho de 2017: Salvador, Fortaleza e Recife
  • 27 de agosto de 2017: Campinas e Ribeirão Preto
  • 24 de setembro de 2017: Vale do Paraíba e Santos
  • 29 de outubro de 2017: Interior do RJ e Vitória
  • 26 de novembro de 2017: São José do Rio Preto, Bauru e Presidente Prudente
  • 1º de julho de 2018: Manaus, Belém e São Luís
  • 29 de julho de 2018: Natal, João Pessoa, Maceió, Aracaju e Teresina
  • 26 de agosto de 2018: Campo Grande, Cuiabá e Palmas
  • 25 de novembro de 2018: Porto Velho, Macapá, Rio Branco e Boa Vista
Todas as cidades não listadas acima terão o sinal desativado em 25 de novembro de 2018. O governo adiou a morte da TV analógica pelo menos duas vezes. No início, a previsão era que a transição para o sinal digital aconteceria integralmente em 2016. Depois, o Ministério das Comunicações havia previsto que Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro teriam o sinal desligado já na primeira metade de 2015, o que não vai acontecer.


Entenda a TV Digital

Aqueles “fantasmas”, zumbidos e chuviscos da TV analógica são coisa do passado. Com a TV Digital, acabaram também os malabarismos que às vezes temos que fazer para melhorar a qualidade da imagem.
Na TV Digital os sons e as imagens são digitalizados e transmitidos com o mesmo tipo de linguagem dos computadores. O processo é muito semelhante ao que fez a gente trocar os antigos LPs de vinil por CDs, os filmes fotográficos por cartões de memória e as fitas de vídeos pelos DVDs. Na tela da TV, a vantagem mais visível da transmissão digital é o fim dos “fantasmas” e ruídos, um conforto que apenas os consumidores de TV por assinatura podiam desfrutar. Mas é preciso lembrar que imagem de boa qualidade é apenas uma das muitas vantagens da TV Digital. Vai que acontece um imprevisto e você está em um lugar onde não tem TV… vai que exatamente nesta hora está começando um jogo da Copa, uma final de campeonato, um capítulo decisivo da novela, ou uma cobertura jornalística importante…
Todos podem assistir à TV quando estão fora de casa, no ônibus, na van, no carro ou ter uma televisãozinha portátil, como se fosse um radinho de pilha. Isso porque a TV Digital permite a recepção em movimento, com qualidade perfeita, em aparelhos portáteis como palmtops e, claro, celulares.
No dia 2 de dezembro de 2007, a televisão brasileira deu o primeiro passo para uma nova era: a das Transmissões Terrestres Digitais. A nova tecnologia surge como a evolução da TV analógica, permitindo inúmeras novidades na forma de se fazer e assistir TV. Interatividade, imagem de alta definição e som límpido são apenas algumas das muitas vantagens que a TV Digital pode oferecer.
rightbar-entenda-tv-digital

Nenhum comentário: