Ruídos e perda auditiva
O nível constante de ruído de 85dB (decibéis), o qual pode ser comparado ao barulho excessivo de tráfego, numa autoestrada, causa prejuízo a audição. As batidas de um martelo chegam a provocar ruídos de 100 dB (decibéis),enquanto que o som de um concerto de rock atinge um nível de 110-120 dB (decibéis). Vale salientar também que a mesma intensidade desses ruídos pode ser facilmente produzida por um headphone quando se está escutando música alta, sem mencionar o nível de ruídos produzidos em muitos jardins de infância e escolas.
Exposição a barulhos e sons intensos pode causar dois tipos de perda auditiva, a temporária e permanente. A perda auditiva temporária é mais comum e ocorre quando se é exposto a grandes ruídos. Nesse caso, a audição será recuperada, dependendo da intensidade do ruído e do tempo de exposição.
Já a perda auditiva permanente só é experimentada após 48 horas de exposição a excessivos ruídos por um longo período de tempo, mas pode também ocorrer se a pessoa estiver sendo exposta a altos níveis de som por um período curto de tempo.
Se em um dia típico você encontrar-se escutando alto o seu iPod, ou falando alto no jantar e escutar TV com o volume
alto com certeza algo está errado com seu ouvido, isso vai acontecer sem nenhuma surpresa: "A perda auditiva é agora uma crescente epidemia entre as mulheres na faixa dos 30 e 40 anos", diz Douglas Backous, diretor médico do Centro de Audição e Cirurgia da Base do Crânio do Instituto de Neurociência sueco em Seattle.
É melhor sempre prevenir....
Nenhum comentário:
Postar um comentário