Total de visitantes

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Maior exercício de guerra aérea da América é realizado no nordeste Brasileiro

Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX) é um exercício aéreo multinacional organizado pela Força Aérea Brasileira







Com o objetivo de treinar de maneira avançada missões realizadas no ambiente de guerra moderna. A CRUZEX também desenvolve a cooperação e o bom relacionamento entre as Forças Aéreas participantes a partir da experiência compartilhada de realizar um treinamento em um ambiente de Coalizão.
Em 2013, entre 4 e 15 de novembro, a sétima edição da CRUZEX envolve o número recorde de países participantes com aeronaves: 8.Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Venezuela e Uruguai, além do Brasil, participam da CRUZEX FLIGHT 2013. As Bases Aéreas de Natal (RN) e do Recife (PE) recebem 86 aviões e 9 helicópteros para este exercício. Um helicóptero da FAB também permanece em Caicó (RN) de alerta para qualquer emergência. No total, mais de 2 mil militares, brasileiros e estrangeiros, participam do exercício.
Edições anteriores da CRUZEX já foram realizadas em 2002, 2004, 2006, 2008, 2010 e 2012. Com exceção de 2002 e 2006, todas tiveram com sede a Base Aérea de Natal, local onde a Força Aérea Brasileira possui uma ampla estrutura necessária para a condução de um exercício militar deste porte, além de apresentar condições climáticas favoráveis.
Em 2012, foi realizada a CRUZEX C2 – Comando e Controle – ocasião em que não houve o emprego real de aeronaves de combates, e sim a simulação da complexa estrutura de Comando e Controle nos moldes dos padrões da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). A simulação reuniu 280 militares de treze países.
A CRUZEX FLIGHT 2013 tem como Diretor o Brigadeiro-do-Ar Mário Jordão, da Força Aérea Brasileira. Subordinado a ele estão militares de todos os países participantes, divididos de acordo com as suas unidades aéreas ou em grupos da organização principal, com setores de planejamento e avaliação do exercício. Há ainda setores responsáveis pela segurança de voo, logística, apoio, tecnologia da informação e segurança.
As atividades aéreas ocorrem sobre os estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Pernambuco, além do Oceano Atlântico. Não há o emprego real de armamentos, havendo apenas a simulação dos disparos. Os treinamentos acontecem sobre o Oceano Atlântico ou áreas de baixa densidade populacional.



Caças Fighting Falcons dos Estados Unidos na Base Aérea de Natal

Eram 13h35 quando o primeiro caça F-16 Fighting Falcon dos Estados Unidos pousou na Base Aérea de Natal (BANT) para a participação na CRUZEX Flight 2013. Os seis aviões de combate são da Guarda Aérea Nacional do Distrito deColumbia, uma unidade responsável pela defesa da região da capital dos EUA, Washington.

Pela primeira vez, Brasil e Colômbia juntos em voos de reabastecimento

Eram 9h45 da manhã deste sábado (02/11) quando quatro caças da Força Aérea Brasileira (F-2000 e F-5) receberam combustível em pleno voo de um avião-tanque KC-767 da Colômbia. Foi a primeira vez em que os dois países realizaram este tipo de voo juntos. No mesmo dia, às 14 horas, foi a vez de um avião-tanque KC-130 brasileiro reabastecer quatro jatos A-37 Dragonfly colombianos.

Caças F-16 venezuelanos chegam à Natal

Depois dos chilenos, chegou a vez dos caças F-16 Fighting Falcon da Venezuela sobrevoarem a Base Aérea de Natal (BANT) neste sábado (2/11). No final da tarde, quatro aeronaves da Aviación Militar Bolivariana, nome oficial da força aérea do país, estacionaram no pátio de operações da base. Também chegaram à BANT duas aeronaves Shaanxi Y-8 com equipe e material de apoio.

Caças e reabastecedor chileno chegam para a CRUZEX

Oitenta e um militares e sete aeronaves da Força Aéra do Chile chegaram neste sábado (2/11) à Base Aérea de Natal para participar da sétima edição da CRUZEX. Os chilenos trouxeram seis caças F-16 Fighting Falcon e um aeronave reabastecedora KC-135, que ficará na Base Aérea de Recife.

Base Aérea de Natal cheia de aviões de transporte

Apesar do exercício CRUZEX Flight 2013 chamar a atenção pelas aeronaves de caça, quem rouba a cena antes do início dos voos de combate é a aviação de transporte. Somente na noite desta sexta-feira (1º/11) sete aviões C-130 Hércules de quatro países diferentes ocuparam o pátio de aeronaves da Base Aérea de Natal (BANT).

Helicópteros de ataque chegam à Natal

Depois de 15 horas de viagem de Porto Velho (RO) à Base Aérea de Natal (BANT), três AH-2 Sabre do Esquadrão Poti pousaram no pátio de operações para participar pela primeira vez da CRUZEX. Passando por seis cidades (Manaus, Santarém, Belém, Santa Cruz, São Luís e Fortaleza), os helicópteros chegaram às 11h desse sábado (02/11) e realizaram sobrevoo sobre a pista antes de pousar.

Nenhum comentário: