Total de visitantes

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Ministério Público de Pernambuco ministra palestra e lança projeto contra as drogas em Bom Jardim - PE

 Por Sérgio Vieira de Melo.

Foto: Lúcio Mário Cabral.

Na tarde desta quarta - feira, 24 de julho, no auditório repleto do Centro Educacional e Cultural Marineide Braz, recebeu os Vereadores (as), secretários (as) municipais, Diretores de escolas, Professores, alunos, comerciantes, presidentes e membros dos conselhos: Tutelar e de Direitos da Criança e do Adolescente, Coordenadores de CRAS, CREAS Regional e Municipal, Casa das Juventudes e suas equipes de Assistentes Sociais, Psicólogos e Educadores Sociais, Orientadores Sociais, Facilitadores de Oficinas e Monitoras dos Programas PROJOVEM e PETI e demais profissionais que trabalham ligados aos jovens, além de populares interessados no tema da palestra, com cobertura da imprensa falada e blogs, com transmissão ao vivo. Todos entoaram o Hino Nacional e apreciaram a apresentação cultural do Grupo de Caboclinhos do Alto São José.

A composição da mesa das autoridades contou com as presenças do Excelentíssimo Procurador Geral do Ministério Público de Pernambuco, Dr. Aguinaldo Fenelon de Barros, o Prefeito do nosso município, Sr. Jonathas Miguel Barbosa, o Presidente da Câmara de Vereadores, Sr. João Francisco de Lima e a Promotora de Justiça de Bom Jardim, a Dra. Sofia Espínola. O Prefeito do município vizinho de Orobó, Sr. Cleber Chaparral, Promotor de Justiça de Surubim, Dr. Renato Jorge, O Major PM Edvaldo, Sub Comandante do 22º Batalhão da Polícia Militar e o Promotor de Justiça, Dr. Carlos Eduardo, idealizador e Palestrante principal do Projeto “Pernambuco Contra o Crack”, alvo de premiação e reconhecimento pelo Conselho Nacional.

Anunciado pelo cerimonial, o Prefeito Miguel Barbosa cumprimentou nominalmente os componentes da mesa e saudou todo público presente, dando-lhes boas vindas e colocou-se à disposição do Ministério Público para apoiar quaisquer iniciativas de enfrentamento ao combate às drogas.

O Procurador Geral Aguinaldo Fenelon, elogiou o projeto e seu idealizador, que o MPPE possui outros projetos em andamento implantados em sua gestão, enfatizou que os membros do Ministério Público e demais autoridades deveriam se aproximar o máximo do povo e destruir o paradigma de visão como semideuses, da importância das pessoas, independente do papel que atua na sociedade, da sua experiência de vida, formação em escola pública e da necessidade de ser exemplo para os jovens. Falou ainda, que as autoridades, secretários municipais, representantes das diversas religiões, Diretores, Professores e membros da sociedade deveriam se reunir para discutir os problemas comuns da cidade e sugeriu a criação de um comitê, que de forma organizada e através de encontros periódicos resultaria na solução de muitos problemas que afligem toda sociedade. Convidou-se a participar do segundo encontro e acompanhar o desempenho.

O Major PM Edvaldo, com muita eloquência, disse que o policial é acionado quando o problema já está implantado, que a presença e acompanhamento mais efetivo dos pais e essencial, suscitou mais participação da sociedade no auxílio do trabalho das Policias Civil e Militar e que só com a união de todos e a ajuda de Deus seria possível a sociedade superar o flagelo que representa as drogas e seus malefícios correlatos. Sendo calorosamente aplaudido.

O autor do projeto premiado “Pernambuco Contra o Crack” O Promotor de Justiça, Dr. Carlos Eduardo, colocou que a porta de entrada para as drogas ilícitas são as drogas lícitas, como por exemplo, o álcool.  Relatou que a ideia de estender o projeto para as demais cidades do Estado de Pernambuco, que hoje é exemplo nacional, se deu com os resultados práticos alcançados desde a sua pioneira implantação. Solicitou que os chefes dos executivos irmanados com os demais órgãos e autoridades, Diretores e Professores que assumam esta responsabilidade, que eles teem um participação decisiva e que acreditassem na comprovada eficácia do projeto.

Representado o Governo Estadual, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, o Coordenador do Programa Atitude no Agreste, Sr. Tiago Gomes da Costa, disse que a secretária Laura Gomes e sua secretaria se encontravam à disposição dos municípios no auxílio de programas que levem ao enfrentamento e combate às drogas.

Finalizando, o Procurador Geral, Dr. Aguinaldo Fenelon, solicitou que fosse cantado novamente o Hino Nacional para encerrar os trabalhos.

O prefeito Miguel Barbosa presenteou o Procurador Geral e demais componentes da mesa com peças do artesanato local: O símbolo e ponto turístico do município “Pedras do Navio” em madeira e uma “Coruja” esculpida em pedra da reserva mineral local, trabalhos do Artista Plástico Marcos Bom Jardim.

Agradecendo os mimos recebidos, o Procurador de Justiça, Dr. Aguinaldo Fenelon, teceu os seguintes comentários finais: ... A coruja é o símbolo da sabedoria, a sabedoria que precisamos para resolver nossos problemas e quanto ao navio, eu embarco também...

Descontraídos, autoridades e todo público presente foi convidado e se deliciaram com lanche oferecido pela prefeitura do Bom jardim.



Nenhum comentário: