Total de visitantes

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Recife Embaixo D'água


Mais uma vez o Grande Recife penou nesta sexta-feira (17) por causa da falta de infraestrutura para suportar as fortes chuvas desta época do ano. Barracos em comunidades da Zona Oeste foram destruídos, o trânsito ficou completamente travado e ruas foram alagadas - no Espinheiro, na Zona Norte; e em Boa Viagem, na Zona Sul, carros ficaram submersos. Na Zona Oeste, o nível do Rio Tejipió subiu, arrastando barracos e invadindo ruas. Duas jovens estão desaparecidas. 




Todos esses transtornos listados são crônicas de uma tragédia anunciada todos os anos. Um dos maiores problemas desta sexta foram os alagamentos de canais e ruas. Por volta das 9h da manhã ao menos seis canais da Região Metropolitana do Recife haviam transbordado: Arruda e Guarulhos, em Jardim São Paulo; Canal de San Martin, em Tejipió; Canal dos Bultrins e o Canal de Peixinhos, ambos em Olinda. O túnel do Pina foi totalmente tomado pela água. Um morador de Olinda lembrou que a Prefeitura prometeu uma limpeza do canal para o dia 1º de maio, que nunca foi iniciado. Procurada, a Secretaria de Planejamento e Controle Urbano da cidade não se manifestou. 




Fotos: Edmar Melo/ JC Imagem
Quem não pôde ficar em casa para se abrigar das chuvas, enfrentou transtornos na ida ao trabalho. As estações de metrô de Joana Bezerra, no Centro; e Barro, na Zona Oeste, ficaram alagadas. Passageiros precisaram entrar com a água até o joelho para ter acesso às plataformas dos trens. Segundo a Metrorec, que administra o sistema férreo, o alagamento aconteceu porque as entradas estão em níveis abaixo das ruas. O metrô será uma das principais vias de acesso à Arena Pernambuco, onde acontecem jogos da Copa das Confederações no próximo mês. 


Foto: Clemílsom Campos/ JC Imagem

Em relação às barreiras, a Defesa Civil do Recife registrou 173 ocorrêncas na capital pernambucana. Duas pessoas foram socorridas no Barro, na Zona Oeste, e uma família foi encaminhada a um abrigo. Foram registrados deslizamentos em Nova Descoberta, na Zona Norte; e Ibura, na Zona Sul. Em Jaboatão, foram 70 ocorrências, sem vítimas fatais ou feridos. Em Olinda foram 27, com oito deslizamentos, sem vítimas. Cabo de Santo Agostinho e Paulista não registraram ocorrências. 

PROTESTO CONSCIENTE NA WEB - Ainda que a precipitação tenha extrapolado as expectativas, a população está consciente de que é o descaso do poder público o maior responsável pelo caos na cidade. Com o acesso cada vez maior às redes sociais, as pessoas protestam contra a falta de soluções definitivas. Nesta sexta, o prefeito Geraldo Júlio foi transformado em meme, colocando o gestor em montagens no meio dos alagamentos. Também circula na web um vídeo de campanha de 2012, em que ele promete acabar com 32 pontos de alagamentos.


Outra notícia que repercutiu bastante foi a ida do prefeito para o Rio de Janeiro nesta sexta-feira chuvosa. Segundo sua assessoria de imprensa, ele não conseguiu cancelar a tempo uma reunião na capital carioca. Internautas também aproveitaram o dia para postar imagens inusitadas, como pescaria e surf nos alagamentos. Os posts ganharam repercussão nas redes sociais e ainda que abusem do humor, expoem a falta de infraestrutura do Grande Recife para eventos naturais como esse. 


Veja mais fotos enviadas pelos internautas #cidadevivarecife

MAIS CHUVAS ATÉ DOMINGO - As chuvas seguem até o domingo (19), mas com menor intensidade, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). Segundo a Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas (GMMC) da Apac, choveu até as 15h de hoje na capital pernambucana o correspondente a 50% da média para o mês de maio.

Nenhum comentário: